sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FLOR DE COMIGO NINGUEM PODE CULTIVADA A VINTE E CINCO ANOS POR MARIA DE FATIMA BEZERRA CORDEI

HÁ VINTE E CINCO ANOS, GANHEI DA MINHA VIZINHA SALETE, UMA MUDINHA DE COMIGO NINGUEM PODE, RECEBI COM MUITO CARINHO E A CULTIVEI COMO SE FOSSE UMA CRIANCINHA, COM MUITO AMOR E CARINHO. QUANDO ELA COMPLETOU OITO ANOS, DEU A PRIMEIRA FLOR, TIREI FOTO MAIS NINGUEM VIU, POIS A MESMA É MUITO SENCIVEL E DURA POUCO TEMPO. POIS BEM, QUANDO ELA COMPLETOU DEZESSEIS ANOS, FLORIU NOVAMENTE, MAIS QUANDO EU PERCEBI, JÁ ESTAVA MUCHA E NÃO DEU PRA EU TIRAR FOTO OU MOSTRAR A NINGUEM. AGORA ELA ESTÁ COM VINTE E CINCO ANOS; UMA SENHORA, E NÃO DEU APENAS UMA FLOR, QUE POR SINAL TEM O FORMATO DE UM COPO DE LEITE, MAIS DEU TRÊS FLORES CHEIROSAS, E LINDAS. NÃO ME FIZ DE ROGADA, FILMEI DURANTE VARIOS DIAS E TIREI MUITAS FOTOS. PARA O DELEITE DE QUEM GOSTA DA NATUREZA, E PARA AQUELES QUE NÃO ACREDITAM, QUE COMIGO NINGUEM PODE DAR FLOR; AI ESTÁ UM LINDO PRESENTE VISUAL. COM MUITO CARINHO OFEREÇO A TODOS QUE POR AQUI PASSAR.

Maria de Fatima Bezerra Cordeiro

16 comentários:

  1. DIEFFENBACHIA SEGUINE(Jacq)Schott sinomíno taxonómio de DIEFFENBACHIA PICTA E DIEFFENBACHIA MACULATA(Lodd) mais conhecida como COMIGO-NINGUEM-PODE. é uma planta da familia das Araceae muito apreciada como ornamental de interiores dada a sua tolerância a baixa umidade e e luminisidade. nas folhas e coule existem celulas especiais chamadas idioblastos que guardam uma grande quantidade de pequenos cristais de oxalato de calcio em forma de agulhas, esses cristais recebem o nome de ráfides e são responsaveis por grande parte da toxidade desse vegetal, que em contato com a mucosa, pricipalmente humana, pode levar a morte. Com carinho. Ipoemaflor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Artemisia. Você quer uma muda? farei uma com muito carinho pra você. Abraço carinhoso. Fatima Bezerra

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fátima, desculpe-me, somente hoje vi o seu presente: Quero sim!

    ResponderExcluir
  4. Artemisia, venha pegar sua plantinha quando bem entender ok? eu tomo conta dela até você vir buscá-la.

    ResponderExcluir
  5. Ola, Fátima! Estava procurando na net como cuidar dessa planta e me surpreendi com a sua...linda!!!! A minha coitadinha não quer ir pra frente...minha mãe cortou todas as folhas e deixou só a raiz pra que ela ficasse bonita de novo, mas não deu certo não...vc poderia me dar algumas dicas???Ficarei muito agradecida meu email é alessandrapivato@hotmail.com se puder me ajudar agradeço!!! Bjos e parabéns pela linda planta!!!

    ResponderExcluir
  6. ArtBelas:

    muito alegre ficou meu coração com sua visita. Uma otima dica é, conversar com sua plantinha, diga pra ela do seu desejo de vê-la bonita, elogie-a, dê um nome carinhoso pra ela, fale assim:minha plantinha,como você está bela, nunca vi plantinha mais linda! como eu gosto da sua companhia... mesmo que ela não tenha uma folhinha se quer.Lembre de agoar-la todos os dias, pela manhão e a noite, aduba-la uma vez por mês, com humos; de preferencia feito em casa. Aí é só felicidade, sem Dúvida. Abraço com carinho. Fatima.

    ResponderExcluir
  7. Ola!!!Obrigada pelas dicas,vou seguir direitinho tá rs...e qdo ela estiver bem bonita te mando uma foto!!!
    Obrigada! Bjos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  8. ArtBelas: não precisa me agradecer, minha querida, eu é que te agradeço pela confiança e carinho; não tenho dúvida que sua plantinha ficará irreconhecível.Muito em breve receberei minha foto; pois não demorara a recuperação, da sua tão amada plantinha.

    Abraço carinhoso. Fatima.

    ResponderExcluir
  9. Querida Fátima, hoje fui surpreendida por uma linda flor entre as folhas da minha plantinha. Já a ganhei adulta. Ela estava no meu trabalho. Aparentemente morrendo. Uma amiga cuidou dela para mim. Há quinze dias trouxe para casa. Comprei um lindo jarro, adubei, reguei duas vezes ao dia, e, ao chegar em casa percebi a flor. Muito lindo!!! Nunca vi nada igual. A natureza é mesmo espetacular! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  10. Unknown, você não pode imaginar, o quanto estou feliz por você, por mim, e por tudo que a natureza representa para mim.Obrigada pelo seu carinho em me mandar tão grandioso presente; curta muito seu plantinha e sejam muito felizes. Te amo. Maria de Fatima Bezerra Cordeiro

    ResponderExcluir
  11. Nossa que legal, também tenho uma com 3 anos já é a terceira vez que da flor. Quando eu falo quase ninguém acredita. A sua também é linda, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. a minha tbm esta florindo eu ñ sabia q dava flor estou muito emocionada, pois eu acho q é um privilégio.

    ResponderExcluir
  13. Olá querida.. estava pesquisando sobre essa planta se nascia alguma flor, pois ganhei uma muda com três folhas e lindas e achei sua história que por sinal é linda tb.
    Quem tem amor por plantas e animais, tem um coração maravilhoso.
    QUE DEUS TE ABENÇÕE!
    Bjão Meca

    ResponderExcluir
  14. Estou surpreso com o tempo que demorou pra surgir flor pois encontrei no inicio deste ano(2014) um pedaço da planta jogada no meio da rua( no lixo) já com quase metade desidratada e como estava plantando algumas "pingo de ouro" resolvi reservar um pedaço de terra pra essa planta que logo surgiram as primeiras folhas que pareciam querer correr, pular sei lá, o vento as balançava demonstrando esse sentimento, essa vontade. No final deste mesmo ano eis que surge um par de flor, isso mesmo, duas flores(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=886271008072676&set=a.442515102448271.125128.100000693550843&type=1&theater)

    ResponderExcluir