DIZEM QUE OS ORIENTAIS MUITO CULTIVAM OS PROVÉRBIOS, FORMULANDO-OS COM NOTÁVEL SABEDORIA E GRAÇA. QUISERA SABER ALGO MAIS A RESPEITO".
OS PROVÉRBIO ORIENTAIS APRESENTAM PARTICULAR INTERÊSSE, POIS OFERECEM NOTÁVEL RIQUEZA DE IMAGENS. EMBORA SUPONHAM AMBIENTES DE VIDA BEM DIVERSOS DOS NOSSOS, SÃO PORTADORES DE UMA SABEDORIA MUITO NOSSA, PORQUE É SIMPLESMENTE A SABEDORIA DO HOMEM COMO TAL, DESDE QUE ELE USE DE BOM SENSO.
NOS PARÁGRAFOS ABAIXO, VOLTAREMOS ATENÇÃO PARA UM OU OUTRO DOS PROVÉRBIOS DA CHINA E DA ARÁBIA, PROCURANDO PÔR EM EVIDÊNCIA A MENSAGEM QUE CADA QUAL COMUNICA.
I.PROVÉRBIO CHINE.
I) O SÁBIO PODE PERCORRER O MUNDO INTEIRO, MAS NÃO MUDA DE MANSÃO".
A FRASE, VASADA EM ESTILO DE CONTRASTE ("PERCORRER O MUNDO" X "NÃO MUDAR DE MANSÃO"), É TIPICAMENTE PROVERBIAL. ESTIMULA A REFLEXÃO JUSTAMENTE PELO QUE TEM DE APARENTEMENTE PARADOXAL, OU SEJA, PELO EMPREGO SIMULTÂNEO DO "SIM" E DO "NÃO".
O SÁBIO FOCALIZADO NO ADAGIO NÃO É NECESSARIAMENTE O HOMEM ERUDITO, MAS O VARÃO RETO, DE CONDUTA EQUILIBRADA, QUE EM TUDO PROCURA DAR PREDOMÍNIO À RAZÃO SÔBRE OS SENTIDOS, À VERDADE CONSCIENTE E DELIBERADA SOBRE OS INSTINTOS E AS PAIXÕES.
TAL HOMEM, SUPÕE O ADÁGIO, VIVE MAIS DENTRO DE SI DO QUE FORA; É NO INTIMO QUE ELE ENCONTRA A FONTE DE SEU REVIGORAMENTO. A RIQUEZA DE SUA VIDA, ELE A TRAZ NO SEU INTERIOR, INDEPENDENTEMENTE DO AMBIENTE EM QUE SE ACHE. POR ISSO, DIZ O PROVÉRBIO, PODE MUDAR DE CASA, DE RELIGIÃO OU DE CONTINENTE SEM QUE PERCA OS SEUS " PENANTES" OU A SUA MANSÃO NA QUAL EM VERDADE ELE SE ABASTECE E RESTAURA PARA AS SUAS TAREFAS EXTERNAS.
É, que no verdadeiro sábio, as coisa de fora não afeta a sua realidade interior ( que é a união para com Deus).
ResponderExcluir